Grande encontro do Café com Cultura vai unir três segmentos em agosto

Grande encontro do Café com Cultura vai unir três segmentos em agosto

Artistas e produtores da Música, Culturas Populares e Patrimônio Cultural estarão juntos no próximo dia 04 para discutir mudanças e melhorias

Singulares em suas características, mas unidos pelo propósito: colocar ideias na mesa para desenvolver as oportunidades de trabalho e produção para o setor. Com esse intuito artistas, produtores e demais profissionais que se dedicam à Música, Culturas Populares e Patrimônio estão convidados para o quarto encontro do Café com Cultura, que será realizado no dia 4 de agosto, na Sala Darci Piana (sede da ACIM), às 07h45.

Tal como foi feito com Artes Cênicas, Audiovisual e Artes Visuais, o café, que é realizado mensalmente pelo Instituto Cultural Ingá, tem como objetivo recepcionar os agentes de cada segmento para colher impressões, necessidades, principais desafios, para, juntos, formularem propostas de melhoria para a manutenção e distribuição de arte e cultura em seus diversos níveis.

Dona de espaço considerável na produção artística nacional, a Música talvez tenha dificuldade de se desenvolver pelo mesmo motivo. Enquanto grandes bandas atraem holofotes e investimentos milionários no grande circuito, no âmbito local as – muitas e excelentes – bandas autorais sofrem para mostrar seu trabalho, o que provavelmente será discutido no encontro.

Por outro lado, as Culturas Populares, que têm na criação artística da base (das escolas, tribos, quilombos, dos bairros, das cidades e microrregiões) sua fonte de sub-existência e manutenção, precisam a todo custo formular alternativas para continuar relevante frente a globalização, que tende a achatar e universalizar as diversas formas de manifestações tradicionais. Dificuldade essa também percebida, em outro sentido, no setor do Patrimônio, principal via de resgate, preservação e avivamento da memória física ou cultural de um povo.

Os encontros do Café com Cultura são mensais e cada evento é tematizado com um ou mais segmentos diferentes. Segundo o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando, a frequência desses encontros estão rendendo um acumulado de informações que serão fundamentais para definir os próximos pontos de atuação do Instituto. “Queremos compreender melhor as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores culturais, para poder propor projetos estratégicos que reduzam, ou até mesmo, neutralizem problemas”, finaliza.

As inscrições são limitadas por conta da disponibilidade de espaço e para participar é preciso entrar em contato por e-mail, enviando nome, entidade/empresa que representa e telefone: diretoria@institutoculturalinga.com.br.

 

Serviço
Café com Cultura

Segmentos dessa edição: Música, Culturas Populares e Patrimônio

Data: 04/08 (quinta-feira)

Horário: 07h45

Local: Sala Darci Piana (ACIM – Rua Basílio Sautchuk, 388 – Centro / Maringá-PR)

Inscrições: diretoria@institutoculturalinga.com.br

 

Café com Cultura_E-mkt-5

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Logística, a faculdade de raciocinar

Artigo de Marcela Amaral, para o Cultura e Mercado LOGÍSTICA, do grego, originalmente indica a faculdade de raciocinar. Logística é uma das palavras mais usadas no universo da produção cultural

Notícias

28/04 – O Sonho das Três Árvores, Coral O Som da Banda

Apresentação do Coral do Projeto Som da Banda Tema: O Sonho das Três Árvores Local: Casa de Cultura Alcídio Regini Endereço: Avenida Sophia Rasgulaeff, 693 – Jardim Alvorada Data: 28/04/2016

Local

Secretaria da Cultura lança Edital 2017 do Domingo tem Teatro

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou nesta quarta-feira (24/05), o Edital 2017 do projeto Domingo tem Teatro. Com um investimento de R$ 320 mil, o edital irá selecionar