3ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá reserva mais de 100 atividades gratuitas
26 de agosto de 2016 1190 Visualizações

3ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá reserva mais de 100 atividades gratuitas

A Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), organizada pela Secretaria de Cultura, chega em sua terceira edição com uma vasta programação que começa no dia 13 de setembro e segue até o dia 18 do mesmo mês. O evento será realizado no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal e, como de costume, vai homenagear este ano dois grandes nomes da cultura nacional: o jornalista e escritor gaúcho Caco Barcellos e a escritora carioca, Ana Maria Machado. O patrono desta edição será o pioneiro Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que chegou a Maringá em 1952.

A abertura oficial da Flim será na terça-feira (13), às 8h30, no Auditório Flim, com uma apresentação do grupo “Som, Arte e Amizade”, do centro de Ação Cultural (CAC), formado por Jean Michel, Anselmo Rodrigues, Victor Costa, Alessandro de Freiras e Lucas Bueno. A abertura terá a presença do secretário estadual de Cultura do Paraná, João Luiz Fiani. A Festa Literária, que contempla autores regionais, nacionais e internacionais, contará com mais de 110 atividades, todas com entrada gratuita, entre lançamentos de livros, palestras, bate-papo, workshops, oficinas, apresentações e exposições.

 

Programação

Uma das inúmeras atrações e novidades, será a presença de autores estrangeiros que vão participar do evento, como o mexicano Juan Pablo Villalobos, o angolano José Eduardo Agualusa e o norte-americano William Gordon. Além desses, também vão participar o francês Eric Chartiot, a guatemalteca Frieda Liliana Morales Barco e o português Antônio Vilhena.

 

Espaço

Serão 57 estandes, divididos entre editoras, instituições, secretarias, expositores de artesanato e espaço de alimentação. Além da estrutura montada no Centro de Convivência, haverá o Espaço Flim Criança na parte externa com a Tenda Circo, bem como o auditório Hélio Moreira e também a Sala de Reunião do GAPRE abertos para as atividades da Festa. Os estandes vão funcionar de terça a sábado das 9 horas às 21 horas e no domingo das 9 horas às 18 horas.

 

Shows

O destaque na área musical da Festa ficará por conta de um grande nome da música brasileira, o cantor e compositor Tom Zé. Além de participar de um bate-papo no dia 17, às 10h30, falando sobre sua produção literária e musical, também vai subir ao palco no mesmo dia, às 21 horas, na Tenda de Circo montada do lado externo da estrutura do evento. O show de encerramento, no dia 18, ficará a cargo de Wagner Barreto, paranaense vencedor do The Voice Kids, que vai se apresentar no Espaço FLIM Criança às 16h30.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Pelos teatros independentes

Mônica Herculano para o Cultura e Mercado. Um mapeamento realizado recentemente em São Paulo identificou que há diferenças estruturais relevantes entre os teatros independentes e os demais (públicos, patrocinados e SESC).

Notícias
Artigo

Prêmio Brasil Fotografia abre inscrições

Estão abertas até 13 de dezembro as inscrições para o Prêmio Brasil Fotografia. Criado em 2000 pela Porto Seguro, o prêmio foi estruturado para funcionar como um canal de apresentação