Secretário da Cultura se reúne com representantes culturais da macrorregião Noroeste

Secretário da Cultura se reúne com representantes culturais da macrorregião Noroeste

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, esteve nesta quinta (09/06), em Paranavaí, onde se reuniu com representantes culturais de 114 municípios que compõem a macrorregião Noroeste. Durante o encontro, que aconteceu no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, o Secretário falou sobre o trabalho realizado na Secretaria de Estado da Cultura, as ações executadas para integrar cada vez mais os municípios, e ouviu as reivindicações e demandas de cada cidade. Também participaram do encontro, o Prefeito de Paranavaí, Valter Lorenzetti, o Vice-Prefeito de Cruzeiro do Sul, Marcos César Sugigan, o Deputado Estadual Tião Medeiros.

Entre os assuntos, estavam na pauta o edital do 1º PROFICE que contemplou 174 projetos que proporcionarão aproximadamente 950 ações em 207 municípios paranaenses, e o programa Circula Paraná, além das apresentações do Balé Teatro Guaíra, da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Cia de Dança G2, e do Teatro de Comédia do Paraná.

“Foi muito importante participar do encontro, pelo fato de conhecer os agentes culturais, conhecer quem está à frente nas administrações dos municípios. É uma oportunidade de trocar ideias, contatos. Todas as propostas que foram apresentadas aqui foram muito interessantes e criativas. Tenho certeza que teremos um bom resultado”, afirmou a secretária da Cultura de Maringá, Olga Agulhon.

De acordo com o Diretor Presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Amauri Martineli, o encontro também deixa claro a política de descentralização da cultura no Estado. “Estamos vendo que está descentralização é real, o Profice é a prova disso. Essa reunião foi muito proveitosa para esclarecer bem isso, de que está sendo feito um excelente trabalho na secretária de Estado”, diz.

“Cada encontro que participamos com os representantes dos municípios eu vejo a força da cultura do Paraná. Acredito que essa aproximação que estamos fazendo é muito importante, desta forma iremos construir uma bela história na cultura do Estado”, disse o secretário Fiani.

Na sexta-feira (10/06) o secretário participa, pela manhã, da abertura do 8º Fórum de Cultura de Paranavaí, que tem como tema para este encontro a Economia criativa. À noite o Secretário vai até Maringá participar da solenidade de abertura do FEMUCIC – Festival de Musica Cidade Canção, no Teatro Calil Haddad.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Francisco Bosco: ‘Na crise, não há justiça’

Com dívida, presidente da Funarte suspende pagamento de editais Em meio à crise econômica que já enxugou mais de 30% do orçamento do Ministério da Cultura em 2015, além do

Local

Ticnova 2017 foca na inovação e criação de empresas

Maior novidade é na maratona de programação: inscritos deverão criar tecnologia para drones e testá-la no centro de Maringá O desenvolvimento da tecnologia requer investimentos em inovação que se transformem

Local

Viapar Cultural já disponibilizou mais de R$ 800 mil em patrocínios culturais

Iniciativa tem como princípio valorizar a produção cultural regional e oferecer oportunidade de crescimento ao setor Há quatro anos o Viapar Cultural é promovido nas regiões norte, noroeste e oeste