Mostra de Teatro Estudantial de Maringá abre inscrições
1 de junho de 2016 1119 Visualizações

Mostra de Teatro Estudantial de Maringá abre inscrições

Grupos teatrais escolares que tem espetáculos prontos ou em fase de montagem, fiquem atentos: a 2ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá – MOTEM, que ocorrerá entre os dias 24 e 30 de setembro, abre inscrições nesta quarta-feira (dia 1º/6). A novidade é que este ano mais escolas podem participar do evento, pois todos os municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Maringá foram incluídos no regulamento.

A mostra não é competitiva. Podem se inscrever grupos formados por alunos regularmente matriculados em escolas de ensino fundamental e/ou médio, públicas e particulares, de Maringá e região, cujos integrantes do elenco tenham no máximo 19 anos. Assim como aconteceu no ano passado, após os espetáculos será realizado um debate com profissionais convidados.

Idealizada pela Forféu Atividades Artísticas e patrocinada pela Viapar, a mostra tem como principais objetivos incentivar a arte teatral nas escolas de educação básica do município de Maringá; promover a integração do grupo escolar; aprofundar discussões sobre a importância do trabalho artístico nas escolas; além de fomentar a cultura, o lazer e o entretenimento no município de Maringá.

“A prática do teatro dentro das escolas traz novos saberes à sala de aula, estimula o pensamento crítico-reflexivo dos alunos e a formação de cidadãos responsáveis. Além disso, é a porta de entrada para muitos praticantes das artes cênicas”, explica o diretor geral do evento, Alan Gaitarosso.

Heróis

Outra novidade desta edição é que os organizadores escolheram um tema para a criação do material de divulgação: heróis do teatro. “Alguns heróis são um pouco diferentes daqueles que vimos nas telas do cinema. Viveram em tempos diferentes, mas continuam atuais. Possuem poderes de transportar pessoas para outras eras. Poderes em emoções, podendo fazer rir ou chorar. Trabalham com grandes magias de encarnação. Parece mesmo coisa que vimos nas telas do cinema, mas não. Estes heróis trabalham com pessoas e palavras, tudo ali, ao vivo, diante dos olhos de qualquer um, para não ter dúvida dos grandes poderes que os heróis do teatro possuem”, explica Gaitarosso. É assim que podemos ver William Shakespeare, Bertolt Brecht, Gil Vicente e Nelson Rodrigues retratados nas ilustrações criadas pelo Coletivo Flip.

A 2ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá é viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, patrocinada pela Viapar (que selecionou o projeto por meio do edital VIAPAR Cultural). O projeto tem o “Fomento à Cultura” do Instituto Cultural Ingá.

 

Serviço:

2ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá

Quando: de 24 a 30 de setembro de 2016

Informações: www.mostradeteatroestudantil.com.br

Inscrições: 1º de junho a 30 de julho

Patrocínio: Viapar

Apoio: Prefeitura Municipal de Maringá – Secretaria de Cultura, UEM – Diretoria de Cultura e Studio Flip.

Fomento e incentivo à cultura: Instituto Cultural Ingá

Municípios que podem participar: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçú, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí e Sarandi.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Escala Cultural traz “Donantônia” a Maringá

Espetáculo do Núcleo Ás de Paus será nesta quinta-feira, dia 24 Nesta quinta-feira, dia 24 de maio, Maringá recebe o espetáculo “Donantônia”, do londrinense Núcleo Ás de Paus. A apresentação

Local

Organizadores da palestra com Monja Coen incentivam carona solidária

Pratica comum em cidades que visam ações sustentáveis, a Carona Solidária ficou conhecida no mundo todo como “carpool” (viagem em grupo) ou “rideshare” (partilhar). A iniciativa é ainda uma maneira

Formação

Fotos – Fórum de Líderes Sindicais

No último dia 15, sexta-feira, os líderes de diferentes sindicatos de Maringá e região tiveram a oportunidade de se reunirem e, juntos, conhecer e discutir aspectos sobre saúde, economia e legislação