Maringá receberá sua primeira edição do TEDx em julho
22 de junho de 2016 2972 Visualizações

Maringá receberá sua primeira edição do TEDx em julho

Com o tema “Quebrando barreiras”, o evento será realizado no dia 26 de julho e contará com speakers locais e convidados

É praticamente impossível fazer uma busca na internet por termos como “inovação”, “criatividade” e “futuro” e não cair em um dos mais de 500 vídeos disponíveis no site da TED. Criado na Califórnia como uma conferência anual que buscava compartilhar ideias inovadoras, a franquia cresceu na última década alavancada pelo protagonismo mundial do Vale do Silício e já teve como speakers (palestrantes) Bill Clinton, Al Gore e Bill Gates.

Experimentado o sucesso em solo americano, o TED (acrônimo de Tecnologia, Entretenimento e Design, em inglês) criou um formato de apresentação que pode ser levado para qualquer cidade do mundo. Assim, no dia 26 do próximo mês, Maringá será a segunda cidade paranaense a receber o encontro, atrás apenas de Curitiba que teve uma versão voltada a educação em fevereiro desse mesmo ano. O tema principal das micropalestras (cada uma dura aproximadamente 15 minutos) será “Quebrando Barreiras”, e vai contar com a chancela “Incentivo à criatividade”, do Instituto Cultural Ingá.

Segundo um dos organizadores do evento em Maringá, o acadêmico Felipe Morelli, a ideia surgiu dentro de uma organização estudantil que atua na Universidade Estadual de Maringá criando esse tipo de projeto. “Esse é um grupo especial. Diferente dos outros em que as ideias surgem e somem, esse grupo tem a ‘mania’ de executar as boas ideias que aparecem”, assim foi também a resposta do grupo na submissão do projeto – e que conquistou o direito de realizar o TEDx pela primeira vez em Maringá.

Para obter a licença de realização de um evento desse porte os organizadores se comprometem a manter uma série de padrões, tanto estéticos quanto administrativos, que preservem o “espírito TED”. De acordo com o diretor executivo do Instituto Cultural Ingá, Miguel Fernando, esse compromisso é um ponto importante para garantir a qualidade do que será realizado. “O TED estabelece uma série de regras que priorizam a performance dinâmica do evento para o seu público. Por exemplo, o que mais tem destaque é o conceito de palestras rápidas, no máximo 15 minutos, para transmitir a ideia. Isso será algo novo para a cidade. Além disso, nos propõe que sejamos mais objetivos em nossas falas do cotidiano.”.

O valor dos convites será divulgado nos próximos dias.

 

Nova chancela “Incentivo à criatividade”

Outra novidade será a estreia da nova chancela do Instituto Cultural Ingá, essa mais voltada para apoio e promoção de eventos relacionados à criatividade em suas mais diversas possibilidades. “O ICI já havia estrutura a chancela de ‘Incentivo à Criatividade’, mas ainda não utilizado. O TEDx Maringá, organizado pelo pool de acadêmicos da UEM nos deu a oportunidade ideal de mostrar que a Economia Criativa é muito ampla, podendo abranger diversos segmentos da Cultura, inclusive, palestras e inovação”, finaliza Miguel Fernando.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Itaú Cultural lança a edição 21 da Revista Observatório

O lançamento da edição 21 da Revista Observatório acontecerá no dia 30 de novembro, no Itaú Cultural. Esse número, feito exclusivamente por intelectuais e artistas negros, aborda temas como política,

Nacional

Nova chamada pública para longas-metragens

A Ancine e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram nesta semana a Chamada Pública PRODECINE 01/2015 do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2.

Notícias

06 a 11/10 – Maringá Jazz Festival

Solenidade na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), na tarde de segunda-feira (31), reuniu organizadores e convidados. Evento patrocinado pela VIAPAR será de 6 a 11 de