Logística, a faculdade de raciocinar
2 de junho de 2016 840 Visualizações

Logística, a faculdade de raciocinar

Artigo de Marcela Amaral, para o Cultura e Mercado

LOGÍSTICA, do grego, originalmente indica a faculdade de raciocinar.

Logística é uma das palavras mais usadas no universo da produção cultural e, especificamente, nas artes visuais. Mas o que é logística? O que a palavra traz de significado prático para quem atua neste mercado?

A atuação do produtor de artes visuais no mercado cultural pode se dar em diversas áreas e de diversas maneiras. Existem os que atuam diretamente com artistas ou curadores, os que são artistas ou curadores, os que atuam em galerias, em museus públicos ou privados, em instituições, em espaços alternativos, em coletivos, de forma autônoma, como proponente. Quantas formas diferentes de atuação podemos identificar? Existe, contudo, uma linha condutora dessa atuação que é a mesma para todos: a necessidade de se construir estratégia(s) logística(s) para que se alcancem objetivos.

Hoje, a palavra LOGÍSTICA é muito utilizada quando tratamos da distribuição de produtos, ou seja, está comumente atrelada à ideia de transporte. No mercado de artes visuais, esta é a única dimensão considerada da palavra (transporte). Mas não deveria ser assim. Isso limita o poder de ação dos profissionais.

O trabalho do produtor demanda organização e controle de uma série de coisas: ideias, informação, tempo, pessoas, dinheiro, materiais. A forma de organizar e controlar tudo isso passa, necessariamente, por um raciocínio lógico a respeito daquilo que se pretende organizar e controlar. O que está sendo organizado? Com que propósito? Para ser usado por quem e em que momento? Todas estas variáveis são consideradas de modo a se construir a LOGÍSTICA daquela ação, seja ela qual for.

Continue lendo aqui.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

06, 09, 13 e 16/12 – Som da Banda

Comentários comentários

Notícias

Prefeitura abre concursos para os ′Convites′ da Cultura e videodocumentário

A Prefeitura de Maringá abriu concursos para a contratação de espetáculos em 2019. Os editais atendem os projetos “Convite à Literatura”, “Convite à Música”, “Convite ao Teatro” e “Convite à

Nacional

Ministério da Cultura e MTFC trabalham em parceria para aprimorar Rouanet

O Ministério de Cultura realizou reunião com dirigentes do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, no último dia 4, para elaborar um plano de trabalho para aprimorar o mecanismo de