Registro vai aprimorar gestão de museus brasileiros
31 de maio de 2016 761 Visualizações

Registro vai aprimorar gestão de museus brasileiros

No último dia 10 foi apresentado o Registro de Museus, que conta com a parceria da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), do Ministério da Cultura (MinC), e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Registro tem objetivo de criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. A ferramenta deve aprimorar a gestão desses espaços e fortalecer políticas públicas setoriais, além de estimular a formalização e permitir o monitoramento da criação, fusão, incorporação, cisão e extinção de museus.
.
O coordenador-geral de Monitoramento de Informações Culturais da SPC, Leonardo Germani, destaca que o Registro será feito por meio de uma plataforma única, integrada ao Mapa da Cultura do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). “Com o Registro se concretiza a nossa ideia de que o SNIIC deve colaborar para a sistematização das informações das diversas áreas do MinC. A partir do momento em que ele serve de base para sistemas de gestão, as informações atualizadas e precisas se tornam uma consequência do processo”, assinala Germani.
.
A integração garante aos museus uma ampliação da divulgação das instituições local e internacional. Também poupa esforços e minimiza o perigo de desatualização de informações, já que a alimentação de dados na plataforma Museusbr é digitalmente integrada a diversos sistemas de informação.
.
Sua arquitetura permite ainda a cartografia colaborativa, ou seja, a identificação de novos museus pelos órgãos públicos e por qualquer pessoa, favorecendo maior alcance no mapeamento territorial, aprimoramento da qualidade dos dados da Rede Nacional de Identificação de Museus e facilitando a inclusão e participação cidadã na Política Nacional de Museus (PNM).
.
O Registro Museus é um instrumento da Política Nacional, previsto pelo Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013.
.
A expectativa é que a Resolução Normativa sobre o Registro de Museus seja publicada em julho e, que, entre agosto e outubro sejam assinados os Termos de Reciprocidade com os Sistemas de Museus locais e órgãos públicos gestores de políticas setoriais de museus, para que sejam reconhecidos como entidades registradoras, a partir dessas ações será iniciada à operação nacional do Registro de Museus.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Artigo

MinC pede esclarecimentos e apresenta sugestões ao TCU sobre aplicação da Lei Rouanet

O Ministério da Cultura (MinC) apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) um Embargo de Declaração ao Acórdão Nº 191/2016 do TCU, de 03 de fevereiro deste ano. O

Notícias

ICI divulga lista de projetos inscritos na 5ª edição do Edital Viapar Cultural

Conforme informações oficiais do site do Instituto Cultural Ingá (aba Viapar Cultural), no dia 10 de maio, a comissão técnica do edital Viapar Cultural divulgou a lista com os nomes

Notícias

Evento terá orientação financeira gratuita no centro de Maringá

Com programação aberta ao público, ação terá palestras e atendimento para ajudar cidadãos a organizarem seus orçamentos e planejarem gastos Como controlar os gastos? Como investir para o dinheiro render?