Iberescena abre seleção de projetos para 2016-2017

Iberescena abre seleção de projetos para 2016-2017

Estão abertas as inscrições para a convocatória 2016/2017 do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena). Com objetivo de promover a construção de um espaço cênico na região, três editais irão fomentar o apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos, a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas e processos de criação dramatúrgica e coreográfica.

O valor das premiações varia de 6 mil a 30 mil euros, de acordo com a categoria. Saiba mais sobre cada uma:

Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos – Convocatória dirigida a redes, festivais, salas e espaços cênicos públicos ou privados de países integrantes do Iberescena, para a programação de espetáculos ibero-americanos, cuja prioridade seja mostrar propostas de circo, de dança contemporânea e/ou criação atual e de teatro, dos países membros do programa. O valor máximo é de 30 mil euros.

Ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas – Convocatória dirigida a entidades ou instituições públicas ou privadas, grupos e companhias de teatro, dança contemporânea e circo profissionais, cujas atividades contribuam para fortalecer os planos de cooperação e integração mencionados no programa Iberescena, que estão registrados legalmente em qualquer dos países participantes do acordo. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (será considerado o país onde tenha a residência legal, no caso de pessoas físicas; e o domicílio fiscal, no caso de pessoas jurídicas). O valor máximo é de 25 mil euros.

Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência – Este edital visa o apoio aos processos de residência em criação cênica realizados por criadores dos países membros do programa Iberescena, a fim de incentivar estas atividades e com liberdade temática por parte do criador. Em nenhum dos casos, a ajuda será destinada à produção. O valor máximo é de 6 mil euros para criadores e de 8 mil euros no caso das entidades.

Até 2 de maio, as inscrições devem ser feitas pelos correios ou por entrega física do material digitalizado na sede do Centro de Artes Cênicas da Funarte, localizado na rua da Imprensa, 16/1401, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Neste caso, o material deve ser acompanhado de formulário devidamente preenchido, disponível para download no site do Iberescena. A partir dessa data e até o dia 30 de setembro, as inscrições poderão ser realizadas também via plataforma online, pelo site do próprio programa. Clique aqui para acessar os editais, formulários e anexos.

Criado em novembro de 2006 a partir das decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, o Iberescena tem entre seus principais objetivos o fomento da distribuição, circulação e promoção de espetáculos ibero-americanos, o aperfeiçoamento profissional nos setores de teatro, dança e circo, a promoção e criação de projetos que incluam as temáticas de perspectiva de gênero, povos originários e afrodescendentes, que favoreçam, inclusive, a coesão e inclusão social.

Em novembro deste ano, representantes dos 13 países membros do Iberescena deverão se reunir no Brasil, em cidade ainda a ser definida, para a discussão das bases de convocatória do programa para os próximos anos.

*Com informações do site do MinC

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Itaú Cultural lança pesquisa sobre formação em gestão cultural

O estudo foi realizado pelo Observatório Itaú Cultural com as pesquisadoras Gisele Jordão e Renata Allucci, o trabalho é resultado de 10 anos de imersão nos dados do período, disponibilizados

Notícias

António Vilhena é uma das atrações do segundo dia da FLIM

A 3ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), organizada pela Secretaria de Cultura (Semuc), chega em seu segundo dia com diversas programações gratuitas para a comunidade que terá oportunidade de

Notícias 0 comentários

Campo Mourão recebe espetáculo de choro

O projeto “O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense” – é um dos contemplados pelo VIAPAR Cultural 2015, realizado pelo Instituto Cultural Ingá em parceria com a