Inscrições para o curso “História Artística e Cultural de Maringá: 1936-1990” estão abertas
21 de março de 2016 1715 Visualizações

Inscrições para o curso “História Artística e Cultural de Maringá: 1936-1990” estão abertas

A Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), por meio da Gerência de Patrimônio Histórico, informa que estão abertas as inscrições para o curso “História Artística e Cultural de Maringá: 1936-1990”, que será ministrado pelo historiador do município, João Laércio Lopes Leal. O curso será realizado entre os dias 28 de março a 1º de abril, todos os dias das 9 horas às 10h30, no 1º andar do Teatro Calil Haddad. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de março pelo telefone (44) 3218-6121.

Sobre a temática abordada, o historiador destaca o vínculo do município com a cultura. “Maringá antes mesmo de nascer já tinha ligação com a arte, pelo nome, pela música. A primeira manifestação cultural de Maringá é a ideia de pioneiro, por exemplo. A planta da cidade é uma obra de arte, com dados geométricos, elipses, retas. É uma das mais arrojadas do Brasil”, pontua. O curso é aberto a qualquer pessoa interessada em conhecer, em um apanhado geral, a trajetória artística e cultural do município nessas décadas.

O curso fará parte da programação da 3ª Semana de Cultura – Maringá Cult, que vai oferecer a toda a comunidade esta e mais 120 atividades em diversos segmentos culturais. Além disso, será lançado no dia 28 de março, às 20h30, o livro homônimo à palestra, viabilizado pela Semuc e de autoria do historiador João Laércio. Em conjunto, será inaugurada a exposição de mesmo tema, com registros fotográficos de algumas das manifestações culturais deste período na Cidade Canção.

Essa exposição será coordenada pelo gerente de Patrimônio Histórico de Maringá, Welington Vilanova. “A mostra apresentará imagens que compuseram o livro e outras inéditas, tão relevantes quanto as utilizadas na produção bibliográfica, mas que não foi possível utilizá-las”, destaca Vilanova. Com início no dia 26 de março, a mostra ficará aberta a visitação até o dia 30 de abril no Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes, no Teatro Calil Haddad.

Ciclo de palestras

Dentre as ações programadas durante a 3ª Semana de Cultura, destaca-se ainda o ciclo de palestras sobre Patrimônio Cultural, com a participação dos membros pertencentes à Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá. As palestras vão ser realizadas sempre às 19h30 no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. É importante destacar que todas as atividades são gratuitas.

Dia 29/03

Palestra: “O traçado urbano como Patrimônio Cultural”

Prof. Dr. Renato leão Rego

Dia 30/03

Palestra: “Maringá Histórica: quando a história se aproxima de sua fonte”

Miguel Fernando

Dia 31/03

Palestra: “O Patrimônio artístico maringaense: restauro e preservação”

Profª. Dra. Sandra C. A, Pelegrini.

Dia 01/04

Palestra: “Arquitetura e Cidade: a modernidade em Maringá”

Profª. Dra. Tânia Nunes Galvão Verri

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Proposta para incluir a gastronomia na Lei Rouanet é aprovada

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 15 de julho o PL 6562/13, de autoria do deputado Gabriel Guimarães (PT/MG), que propõe incluir a gastronomia brasileira como

Notícias

Mestres da cultura popular e grupos de maracatu paranaenses apresentam-se em Maringá

Festival de Maracatu começou em maio e termina nesse domingo com um cortejo pelas ruas da cidade (18) Com a proposta de celebrar e fomentar o debate sobre as culturas

Nacional

Mercado livreiro em alta: venda de livros cresce em 2017

O ano de 2017 trouxe bons resultados para o mercado de livros. É o que mostra o Painel das Vendas de Livros no Brasil, divulgado nesta sexta (19) e realizado