Participe da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos

Participe da Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos

Até o dia 7 de dezembro, estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 7ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento é uma ação do Grupo de Trabalho Permanente de apoio aos APLs, composto por representantes do Governo Federal e de instituições privadas, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
.
O tema desta edição da Conferência, que será realizada de 9 a 10 de dezembro, em Brasília, é “APLs: Dinamização das Cadeias Produtivas e Inclusão Social”. Durante os dois dias de programação, serão estimulados o desenvolvimento das empresas e empreendedores participantes.
.
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), é um dos principais parceiros na realização da 7º Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais. O evento terá intensa participação do MinC na programação, com palestras, oficinas, minicursos, mesas de debates, apresentação de casos de sucesso e outras atividades. Durante a conferência, também será realizado o I Encontro de Territórios Culturais do Ministério da Cultura, do qual irão participar 29 Arranjos Produtivos Locais intensivos em cultura apoiados pelo Ministério.
.
Arranjos produtivos
.
O modelo de Arranjo Produtivo Local se baseia em empresas de bens ou serviços que atuam em um mesmo território desenvolvendo atividades econômicas que se relacionam de forma cooperativa. Segundo o Banco de Dados Nacional de APLs, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC, o Brasil possui atualmente 677 desses arranjos em 2.175 municípios, com atividades em 59 setores da economia.
.
O MinC  faz parte do grupo de trabalho que envolve 33 instituições para dar suporte a esses grupos produtivos. Fazem parte 33 instituições, dentre elas os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Integração Nacional; do Meio Ambiente; de Minas e Energia; de Planejamento, Orçamento e Gestão; da Saúde e do Turismo.
.
O Ministério da Cultura apoia 29 APLs nos segmentos de Artes e Espetáculos; Artesanato; Design, Audiovisual e Games; Turismo Cultural; e Moda e Confecção. Além desses, existem dois projetos que caminham para se tornarem Arranjos Produtivos Locais.
.
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Banca SATED-PR para ator/atriz, bailarina(o) e dançarina(o) em Maringá

Data: 27 a 30/04/2017 Local: Ingá Hum Academia de Artes Cênicas Endereço: Av. Dom Manoel da Silveira D’Elboux, 899 – zona 05 – Maringá-Pr Orientações 1º – Os interessados enviam

Notícias

Projeto oferece curso básico de cinema em Colégio Estadual de Maringá

Alunos do Unidade Polo já estão participando das aulas que serão ministradas durante cinco meses Incentivado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e Governo do Estado

Local

Festival de Mágica e Ilusionismo oferece diversidade nas apresentações

Ao todo, sete atrações participarão da 2ª edição do Magias do Ingá. A expectativa é receber cerca de 900 pessoas por noite   Tem risada? Sim. Mistério? Também. E a