Meios virtuais, públicos reais

Meios virtuais, públicos reais

Frederico Rosas para o Cultura e Mercado

Até algum tempo atrás, quem tivesse de divulgar um evento cultural contaria basicamente com duas opções. Uma, rápida, abrangente e cara: os meios de comunicação (jornal, TV, revista). Outra, gradual, pontual e gratuita: o boca a boca. Ambas continuam a ser importantes, mas vêm sendo rapidamente preteridas por duas plataformas em que os responsáveis pelo evento podem ter papel mais ativo: a internet e as mídias sociais. Não é exagero falar em revolução.

A pesquisa Cultura em SP, realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte e pelo Datafolha, ouviu cerca de 8 mil pessoas em 21 municípios paulistas e detectou que 40% do público já usa as novas mídias como fonte de informação para escolher ou conhecer atrações culturais. O percentual só fica atrás da TV (46%): supera indicação de amigos (37%), rádios (15%), jornais (14%) e panfletos (14%).

Entre os jovens (12 a 24 anos), as plataformas modernas têm peso ainda maior: é nelas que 60% encontram notícias ou propagandas de espetáculos, bem mais que nos canais tradicionais, como TV (38%), indicação de amigos (37%) e folhetos/cartazes (17%). Em nenhuma outra faixa etária um meio concentra tantas citações. Depois desse pico, o apelo da internet e das redes sociais recua com a idade: 52% (25 a 34 anos), 36% (35 a 44 anos) e 26% (45 a 59), até chegar aos 10% entre os que têm mais de 60 anos.

 

grafico_fonte-de-informacao

Fonte: Datafolha/JLeiva, 2014. Margem de erro: 1 ponto percentual para mais ou para menos

A adesão do público aos meios eletrônicos, porém, é mais intensa do que a de produtores e equipamentos culturais. A divulgação por essa via ainda pode ser mais bem explorada, avalia o jornalista Gilberto Dimenstein, coordenador do site Catraca Livre, que reúne informações sobre opções de lazer gratuitas ou que custem até R$ 16. “Ainda há um terreno muito analógico. A comunicação digital ainda está muito longe da ideal.”

Leia a matéria completa clicando aqui.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

MON tem programação especial na semana de aniversário

Oficinas com diversas técnicas, evento e encontro para o público adulto fazem parte da comemoração de 14 anos do Museu Oscar Niemeyer O Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 14 anos

Notícias

Palestra: o mercado brasileiro de games

A criatividade é a bola da vez! Mas, aliado a essa afirmação, temos uma série de elementos que precisam ser levados em consideração: conhecimento, arte, cultura, economia, tecnologia, consumo, mercado,

Notícias

Próxima edição do Disco Clube será realizada no Sesc Maringá

O Disco Clube de Maringá nasceu em agosto de 2015 para popularizar as feiras de LPs (Long Play), CDs (Compact Disc), DVDs e de tudo que for relacionado a esta