CNPC: Colegiados das Áreas Técnicas elegem seus integrantes

CNPC: Colegiados das Áreas Técnicas elegem seus integrantes

Pela primeira vez Maringá elege um integrante na maior instância de discussão de políticas públicas do Ministério da Cultura
.
Terminaram nesta sexta-feira, 20, em Brasília, as atividades do Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas, que compõem o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Os Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda e Patrimônio Material elegeram seus titulares, os respectivos suplentes e os representantes deles na Plenária do Conselho. O diretor executivo do Instituto Cultural Ingá, Miguel Fernando, está entre os titulares da pasta de Patrimônio Histórico.
“Este fórum foi muito consistente. O que aconteceu aqui foi o crescimento dos Colegiados. Algumas áreas aqui eram subprepresentadas. Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, tinha no Colegiado anterior sete membros. Não tinha tido participação maior para cobrir o Colegiado completo (onde cabem 30 integrantes, sendo 15 titulares e 15 suplentes). Agora são 27”, destacou o diretor do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Eduardo Mattedi.
.
O encerramento das atividades do fórum contou com uma rápida apresentação de cada um dos setoriais presentes e suas respectivas prioridades desta nova gestão, para os anos de 2015 a 2017.
.
“A ampliação não se deu apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos. (O aumento da) representatividade é indiscutível. As áreas estão, de fato, representadas, aqui, nas suas diversas nuances e a diversidade, também. Teve, no processo, o estabelecimento de cotas para negros e mulheres. A questão da representação Norte e Nordeste cresceu muito, sobretudo, nas áreas técnicas, que eram muito concentradas nas regiões Sul e Sudeste”, completou Mattedi.
.
Já o GT (Grupo de Trabalho) de Museus, que tem um processo de formação diferente dos demais Colegiados, também se reuniu durante o evento. Na última reunião do CNPC do ano passado, o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro dos Museus foi equiparado a um Colegiado. O Comitê é composto por especialistas na área, que são representantes da sociedade civil organizada e do governo, com órgãos como o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), entidade vinculada ao MinC.
.
.
Histórico do Processo
.
O processo eleitoral de renovação do CNPC e seus 17 Colegiados Setoriais começou no início do semestre e envolveu mais de 70 mil brasileiros que votaram e participaram da ação. O primeiro Colegiado a concluir seu nova composição foi o Indígena, em agosto.
.
Na semana passada, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos, definiu os integrantes das áreas de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.
.
Na próxima semana, de 24 a 29 de novembro, serão eleitos os novos participantes para o dos Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena. A posse de todos os eleitos da nova composição do CNPC e dos Colegiados Setoriais será em dezembro, em Brasília.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Projeto “O Paraná se Encontra Aqui” serve Carneiro no Buraco até o dia 09

Projeto “O Paraná se Encontra Aqui” vai reunir música, artes plásticas e gastronomia para homenagear o nosso Estado Por vezes a nossa rotina, com costumes cada vez mais globais, nos

Notícias

Criatividade decorando as ruas e o comércio de Maringá

Tradicional realização natalina, o Concurso de Decoração de Natal de 2015 aposta na originalidade para escolher os melhores em seis categorias Quem mora ou visita Maringá nos últimos meses do

Nacional

Secretaria da Cultura divulga resultado do Prêmio Arte Paraná

Foram selecionados 24 projetos que farão 192 apresentações em 63 municípios A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou nesta quinta-feira (27/10) o resultado do 1º edital do Prêmio Arte