CNPC: Colegiados das Áreas Técnicas elegem seus integrantes

CNPC: Colegiados das Áreas Técnicas elegem seus integrantes

Pela primeira vez Maringá elege um integrante na maior instância de discussão de políticas públicas do Ministério da Cultura
.
Terminaram nesta sexta-feira, 20, em Brasília, as atividades do Fórum Nacional Setorial das Áreas Técnicas, que compõem o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Os Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda e Patrimônio Material elegeram seus titulares, os respectivos suplentes e os representantes deles na Plenária do Conselho. O diretor executivo do Instituto Cultural Ingá, Miguel Fernando, está entre os titulares da pasta de Patrimônio Histórico.
“Este fórum foi muito consistente. O que aconteceu aqui foi o crescimento dos Colegiados. Algumas áreas aqui eram subprepresentadas. Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, tinha no Colegiado anterior sete membros. Não tinha tido participação maior para cobrir o Colegiado completo (onde cabem 30 integrantes, sendo 15 titulares e 15 suplentes). Agora são 27”, destacou o diretor do Sistema Nacional de Cultura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Eduardo Mattedi.
.
O encerramento das atividades do fórum contou com uma rápida apresentação de cada um dos setoriais presentes e suas respectivas prioridades desta nova gestão, para os anos de 2015 a 2017.
.
“A ampliação não se deu apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos. (O aumento da) representatividade é indiscutível. As áreas estão, de fato, representadas, aqui, nas suas diversas nuances e a diversidade, também. Teve, no processo, o estabelecimento de cotas para negros e mulheres. A questão da representação Norte e Nordeste cresceu muito, sobretudo, nas áreas técnicas, que eram muito concentradas nas regiões Sul e Sudeste”, completou Mattedi.
.
Já o GT (Grupo de Trabalho) de Museus, que tem um processo de formação diferente dos demais Colegiados, também se reuniu durante o evento. Na última reunião do CNPC do ano passado, o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro dos Museus foi equiparado a um Colegiado. O Comitê é composto por especialistas na área, que são representantes da sociedade civil organizada e do governo, com órgãos como o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), entidade vinculada ao MinC.
.
.
Histórico do Processo
.
O processo eleitoral de renovação do CNPC e seus 17 Colegiados Setoriais começou no início do semestre e envolveu mais de 70 mil brasileiros que votaram e participaram da ação. O primeiro Colegiado a concluir seu nova composição foi o Indígena, em agosto.
.
Na semana passada, no Rio de Janeiro, o Fórum Nacional Setorial dos Segmentos Artísticos, definiu os integrantes das áreas de Dança, Teatro, Música, Circo, Artes Visuais, Arte Digital e Livro, Leitura e Literatura.
.
Na próxima semana, de 24 a 29 de novembro, serão eleitos os novos participantes para o dos Setoriais de Cultura Popular, Afro-brasileira, Patrimônio Imaterial, Artesanato e GT Indígena. A posse de todos os eleitos da nova composição do CNPC e dos Colegiados Setoriais será em dezembro, em Brasília.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Itaú Cultural: Série coletivos | Bosque coletivo

Na edição da Série Coletivos, publicada no site do Itaú Cultural, a galera do Bosque Coletivo entrou em cena. O grupo surgiu na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Nacional

Fomento Paraná fará oficina de crédito com prefeitas e prefeitos eleitos

Um dos destaques do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná Gestão 2017-2020, que será realizado em Foz do Iguaçu, de 30 de novembro a 2 de dezembro, será

Notícias

Quer incentivar projetos culturais em 2017? Saiba como destinar o ICMS da sua empresa ao Profice

O Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) está em fase de captação de recursos. As empresas interessadas em tornarem-se incentivadoras da Cultura no Estado devem se