MinC e UFF lançam encontro global de cultura, ativismo e política

MinC e UFF lançam encontro global de cultura, ativismo e política

Diante das diversas crises que atingem campos e instituições em todo o mundo, o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizarão, de 7 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro, o Emergências, evento que tem como objetivo debater o papel da cultura e sua dimensão simbólica nas disputas sociais, políticas e econômicas. Durante sete dias, será criado um território para convívio dos mais diversos grupos, que debaterão propostas e experiências diante dos desafios sociais e políticos do século XXI.
.
As discussões tratarão de temas como o debate político do Brasil; as aventuras políticas do século XXI; feminismos; a relação entre cultura e Cidade; a cosmopolítica e as culturas indígenas; a revolução comunicacional que cria a massa de mídias; a internet como espaço público; a crise migratória e a interculturalidade; as estéticas emergentes e a nova arte; o aquecimento global; as fissuras no capital e os novos caminhos econômicos; a política de drogas e a relação com o extermínio da juventude negra.
 .
Para intensificar a mobilização social, a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura (SCDC) do MinC lança, nesta quarta-feira (21), o site do Emergências. A plataforma irá envolver a sociedade civil no processo de produção do evento, por meio de chamadas públicas para que grupos e coletivos inscrevam propostas de programação e percursos culturais no Rio de Janeiro.
 .

“O espaço será alimentado com matérias prévias sobre os temas a serem debatidos, a programação, as atividades realizadas durante o Emergências e, no futuro, será um local de referência sobre os assuntos discutidos”, explica a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

FLIM começa hoje e segue até domingo. Programação inclui apresentações na Travessa Jorge Amado

A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) chega a 5ª edição com o tema “Resistências”. O objetivo é, entre os dias 21 e 25 de novembro, discutir sobre mulheres, negros,

Nacional

2ª Edição da Mostra de Teatro Estudantil terá 12 espetáculos

A partir do dia 24 de setembro o palco dos teatros Barracão, Reviver e Oficina de Teatro da UEM recebem estudantes de ensino fundamental e médio de Maringá e região.

Notícias

Projeto Som da Banda abre matrículas para cursos gratuitos

As vagas são limitadas, mas a vontade de ensinar disciplina e relacionamento em grupo a crianças, adolescentes e jovens continua aumentando cada dia mais. Esse é o propósito do Projeto