Maringá Jazz Festival começa  nesta terça com 7 shows e workshops gratuitos
6 de outubro de 2015 1137 Visualizações

Maringá Jazz Festival começa nesta terça com 7 shows e workshops gratuitos

Festival reúne no mesmo palco instrumentistas de renome internacional e músicos locais no Teatro Marista e shows ao ar livre; todas as atividades têm entrada franca

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade, o Maringá Jazz Festival inicia suas atividades nesta terça-feira e segue até domingo (11) com uma bateria de shows e workshops para os interessados em apreciar e aprender música instrumental. O festival chega à sua quarta edição com novidades na programação: além dos shows que tradicionalmente acontecem no Teatro Marista, os músicos convidados encerram o evento no domingo, véspera de feriado, com apresentação ao ar livre em um palco instalado na Praça da Catedral.

Dentro das atrações deste ano, serão ministrados de terça a quinta (6, 7 e 8/10) workshops gratuitos na escola Instituto da Música. As aulas são direcionadas para todas as faixas etárias, abrangendo tanto iniciantes quanto pessoas com iniciação em um dos instrumentos e que têm interesse de aperfeiçoar a técnica. Quem assume os workshops é um time de instrumentistas com vasta experiência na área musical, incluindo na parte didática. São eles: Maurício Leite (bateria), considerado um dos bateristas mais populares do Brasil; o paulista Celso Pixinga (baixo), que já dividiu o palco com Gal Costa e Ângela Rô Rô; o jovem experiente Mello Jr. (guitarra); e o naturalizado maringaense Sidney Linhares em companhia do carioca Sérgio Benevenuto, que já teve como alunos músicos que tocaram com Marisa Monte, Simply Red, Maria Gadú, Gilberto Gil, dentre outros artistas. A dupla ministra workshop de desenvolvimento musical, indicado para todos os níveis.

Nos dias 9 e 10, o Maringá Jazz Festival dá continuidade à programação no palco do Teatro Marista, a partir das 20h, com shows dos músicos selecionados a dedo como representação do cenário versátil da música instrumental contemporânea. Na opinião do organizador William Fischer, a cena no Brasil prima por uma diversidade de ritmos, em que a melodia do jazz se mostra bastante eclética e se adapta a cada região do país. Neste ano, as atrações vêm de diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Paraná, com apresentação de instrumentistas da Cidade Canção.

Celso Pixinga Trio é quem dá a primeira nota na noite de sexta-feira, seguido pelos irmão da Duo Taufic, que, além das composições autorais de sonoridade peculiar, fazem releituras de clássicos da MPB. A dupla já se apresentou em diversos festivais de música mundo agora, incluindo Itália, Uruguai e Alemanha. A sexta-feira também reserva brasilidade de sobra com a música vibrante do Spok Frevo Orquestra. De Recife para o mundo, o grupo é regido por Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok, que acumula as funções de saxofonista, arranjador e diretor musical. Spok atua à frente dos 17 músicos que compõem a big band, com seus naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Quem fecha os shows no Teatro Marista é o Mazin Silva Trio, que vai do samba e baião ao funk-rock.

A retirada dos convites gratuitos devem ser feitos no Teatro Marista no dia da apresentação. A bilheteria atende o público das 10h às 18h, sem intervalo para almoço. Serão disponibilizados somente dois convites por pessoa. O Maringá Jazz Festival também participa da ação beneficente da Provopar para arrecadação de brinquedos para crianças carentes em comemoração ao Dia das Crianças. Na retirada do ingresso, será bem-vindo quem puder doar um brinquedo novo de qualquer valor. A doação não é de caráter obrigatório.

Para encerrar o evento, no dia 11, será montado pela primeira vez um palco na Praça da Catedral para shows ao ar livre a partir das 13h30 e acesso de toda a comunidade. O local também será ponto de coleta dos brinquedos doados, no entanto, não será necessário retirar convites para conferir as apresentações. O domingo será embalado pelos arranjos elaborados do Spok Frevo Orquestra, além de dois grupos maringaenses: o Trio Estrada, com sua mistura de ritmos da cultura popular (samba, partido alto, maracatu e música latina) e o Sidney Linhares Grupo, cujo compositor já tocou ao lado de Emílio Santiago, Seu Jorge, Roupa Nova, Luiz Melodia e Elba Ramalho.

A programação completa do Maringá Jazz Festival 2015 e as informações de todos os artistas convidados está disponível no site www.maringajazz.com.br.

O Maringá Jazz Festival é um projeto patrocinado pela Lei Federal de Incentivo Cultural (Ministério da Cultura), Viapar e conta com o apoio estrutural da Prefeitura Municipal de Maringá e Secretaria Municipal de Cultural. O evento é uma realização da BWA Consultoria, produtora do Cascavel Jazz Festival desde 1993.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Encontro global Emergências reúne pensadores no Rio de Janeiro

Pensar a cultura como ativadora de processos na conquista de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais. Esse é o objetivo central do Emergências, projeto realizado pelo Ministério da Cultura

Notícias

Cultura recebe doação de 360 exemplares do livro “Terra Crua”

O livro é um projeto do Instituto Cultural Ingá contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo e conta a história das artes circenses no paraná durante

Notícias

Show com “Os Bossa Nova” hoje, no Calil Haddad

Na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, o projeto Cottonet-Clube realiza a segunda edição do show “Os Bossa Nova“, que reúne Paulinho Schoffen, Ronaldo Gravino e Novo Trio (Felícia Cristina