06 a 11/10 – Maringá Jazz Festival
1 de outubro de 2015 1203 Visualizações

06 a 11/10 – Maringá Jazz Festival

Solenidade na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), na tarde de segunda-feira (31), reuniu organizadores e convidados. Evento patrocinado pela VIAPAR será de 6 a 11 de outubro com shows, espetáculo ao ar livre e workshops

Patrocinado pela concessionária de rodovias VIAPAR por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Maringá Jazz Festival, já em sua quarta edição, será promovido entre os dias 6 e 11 de outubro com uma programação repleta de novidades e atrações. Além de manter a tradição de realizar dois shows no Teatro Marista, o evento terá, pela primeira vez, oficinas e espetáculo ao ar livre na Praça da Catedral Metropolitana.

SOLENIDADE – Para anunciar os destaques deste ano e apresentar a agenda do Festival, o Instituto Cultural Ingá(ICI) – que a partir deste ano passa a ser um parceiro da VIAPAR e da empresa organizadora, a BWA – organizou no início da tarde de segunda-feira (31) uma solenidade de pré-lançamento no Espaço Darci Piana da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Participaram representantes da concessionária, do ICI, da Secretaria Municipal de Cultura, da BWA, produtores musicais, integrantes da equipe organizadora e setores da imprensa.

GRANDES CIRCUITOS – Ao abrir o evento, o diretor-executivo do ICI, Miguel Fernando, fez uma saudação em que enfatizou o fortalecimento da atividade cultural em Maringá com realizações como essa. Na sequência, o presidente do Instituto, Orlando Chiqueto Rodrigues, disse que “ a cidade ganha importância na economia criativa ao fazer parte de grandes circuitos culturais”. Rodrigues destacou a atuação da VIAPAR em selecionar e patrocinar realizações assim, lembrando que a empresa realiza todos os anos, com o ICI, o Edital Cultural, em que patrocina iniciativas inscritas e enquadradas na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

PRESENTE – Por sua vez, o assessor de Comunicação da VIAPAR, jornalista Marcelo Bulgarelli, fez um histórico do Festival e dos esforços desenvolvidos pela empresa para trazê-lo a Maringá. “O objetivo é oferecer um presente para a comunidade e, ao longo dos anos, o evento se consolidou e cresceu”, disse. “Só temos a agradecer a todos que se empenham desde o início pelo sucesso dessa importante iniciativa”, comentou a diretora da Secretaria Municipal de Cultura, Laide Sousa.

CRESCENDO – Por fim, o diretor da empresa BWA, Willian Fischer, enfatizou que o Festival “ganha ainda mais musculatura este ano”, ao ampliar a sua agenda. “Estamos contribuindo para que Maringá faça jus ao título de Cidade Canção”, observou, acrescentando: “Se não tivéssemos a VIAPAR como patrocinadora, não haveria como trazer o evento para cá”.

ATRAÇÕES – Fischer informou que o portal www.maringa.jazz.com.br já está no ar, com toda a programação. Nos dias 6, 7 e 8, às 14h, em locais ainda a serem definidos, haverá workshops com a presença, respectivamente, dos músicos Maurício Leite, Celso Pixinga e Mello Júnior (com a participação ainda, neste último, de Sidney Linhares). Dias 9 e 10, a partir das 20h, no Teatro Marista, shows com Celso Pixinga Trio e Duo Taufic, na primeira noite, Spok Frevo Orquestra e Mazin Silva Trio, na segunda.  Finalmente no dia 11, às 13:30h, na Praça da Catedral, apresentações de Spok Frevo Orquestra, Trio Estrada e Sidney Linhares Grupo. Todos os espetáculos são gratuitos, sendo necessário apenas, no caso do Teatro Marista, retirar os ingressos com antecedência, pois o número de lugares é limitado.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

InteraPró reúne produtores musicais e músicos da região e de outros estados

O projeto é uma iniciativa do Maringá Original Balanço, que tem como foco potencializar o escoamento da música de forma independente Bono da Costa, promotor cultural, esteve em Maringá na

Nacional

Editais de coprodução com Portugal, Argentina e Uruguai

A Ancine e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), abriram inscrições para três editais binacionais de coprodução do Programa

Local

Escala Cultural traz Grupo Galpão a Maringá

Apresentação marca o encerramento da Semana de Cultura, promovida pela SEMUC. Realizar um projeto cultural não é tarefa fácil. Muitas vezes é preciso esperar vários anos para tirar uma ideia