Palestra com degustação vai apresentar a expansão da Economia Criativa no Vale dos Vinhedos

Palestra com degustação vai apresentar a expansão da Economia Criativa no Vale dos Vinhedos

A convite do Instituto Cultural Ingá, o vinicultor Rogério Valduga vem a Maringá apresentar o case desta região da Serra Gaúcha

Com grande influência da imigração italiana, a região do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha sempre teve o vinho como cultura tradicional, mas só em 1995, com a criação da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) que o turismo passou a se apropriar dessa cultura para fazer negócio. Vinte anos depois os resultados colhidos pelos empreendedores são tema de estudos e apresentações de case, como o que o vinicultor gaúcho Rogério Valduga vem expor para empresários maringaenses no 1º Encontro Criativo organizado pelo ICI.

Valduga é proprietário da Vinícula Torcello, na cidade de Bento Gonçalves, e fez parte do grupo de empresários que se reuniu para transformar a vinicultura não só em símbolo regional, mas em uma rota de visitação que envolve todo o trade turístico (são 26 vinícolas e 43 empreendimentos de apoio como hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato, antiguidades e outros). Só em 2014, o Vale recebeu cerca de 290 mil turistas, a maior contagem desde que a Aprovale passou a registrar as visitas, em 2001.

“A principal mudança que aconteceu foi cultural, mudar os velhos hábitos da forma de trabalho e cultivo das videiras e elaboração dos vinhos para transformar todo o processo em uma atração da região”, explica Valduga. A apresentação será seguida de uma degustação de vinhos da Vinicola Torcello, com queijos da região como acompanhamento. O 1º Encontro Criativo será realizado no dia 16 de setembro, quarta-feira, no Espaço Jefferson Nogaroli, segundo andar no prédio da ACIM (Associação Comercial e Empresairal de Maringá).

O primeiro contato da equipe do ICI com a região do Vale dos Vinhedos aconteceu em abril, quando a comitiva composta por diretores e presidência visitou a Serra Gaúcha em missão empresarial promovida pelo Sebrae. Para o presidente do Instituto, Orlando Chiqueto, o que mais chamou a atenção na época foi o interrelacionamento das empresas que trabalham para criar um ecossistema empreendedor vigoroso na região. “É preciso ter uma estrutura, um comércio forte. As cidades são trabalhadas como destino o ano todo e todos os envolvidos sabem muito bem qual tarefa desempenhar”, completa Chiqueto.

Para Patrícia Santini, que coordenou a missão empresarial pelo Sebrae, o intercâmbio de experiências e informações é uma ação valiosa para empresários maringaenses. “O empresariado do Vale dos Vinhedos soube reverter uma dificuldade e transformá-la em principal ativo da economia local”, complementa. Para ela, um dos maiores exemplos que Valduga trará para Maringá é o de olhar para a própria realidade. “Eles trouxeram técnicas de fora, mas souberam aproveitar muito bem as condições [economicas, geográficas] que tinham. E Maringá tem muito potencial pra desenvolver nesse ponto”.

O Encontro Criativo é um projeto que tem a função de trazer diferentes cases de sucesso do país até Maringá, para que o empresariado local possa tomar conhecimento de modelos criativos e inovadores para os seus negócios, independente de seu segmento. Segundo o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando, tratar do Vale dos Vinhedos será a primeira experiência, que deve ter continuidade com diferentes temas. “Neste evento do dia 16, o ICI ainda aproveitará a oportunidade para apresentar a comunidade maringaense seu novo portal de notícias sobre Economia Criativa, projetos culturais apoiados e ações estratégicas para geração de valor para mercados ligados a criatividade e ao empreendedorismo cultural”, finaliza.
Serviço
1º Encontro Criativo – Case de sucesso Vale dos Vinhedos – RS
Palestra com Rogério Valduga, vinicultor e empresário
Degustação de queijos e vinhos (Vinícola Torcello)
Dia 16 de setembro, quarta-feira, 20h
Espaço Jefferson Nogarolli, 2º Andar, ACIM
Investimento: R$ 50 por pessoa

Mais informações: diretoria@institutoculturalinga.com.br ou (44) 3025-9595

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

ICI divulga lista de projetos inscritos na 5ª edição do Edital Viapar Cultural

Conforme informações oficiais do site do Instituto Cultural Ingá (aba Viapar Cultural), no dia 10 de maio, a comissão técnica do edital Viapar Cultural divulgou a lista com os nomes

Notícias

Para que servem as editoras musicais?

Editora musical é a empresa que administra repertórios musicais (composições) e licencia usuários em relação às diversas modalidades de sua utilização, como as gravações, comercialização de CDs, arquivos digitais, sincronizações

Notícias

Banca SATED-PR para ator/atriz, bailarina(o) e dançarina(o) em Maringá

Data: 27 a 30/04/2017 Local: Ingá Hum Academia de Artes Cênicas Endereço: Av. Dom Manoel da Silveira D’Elboux, 899 – zona 05 – Maringá-Pr Orientações 1º – Os interessados enviam