Palestra com degustação vai apresentar a expansão da Economia Criativa no Vale dos Vinhedos

Palestra com degustação vai apresentar a expansão da Economia Criativa no Vale dos Vinhedos

A convite do Instituto Cultural Ingá, o vinicultor Rogério Valduga vem a Maringá apresentar o case desta região da Serra Gaúcha

Com grande influência da imigração italiana, a região do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha sempre teve o vinho como cultura tradicional, mas só em 1995, com a criação da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) que o turismo passou a se apropriar dessa cultura para fazer negócio. Vinte anos depois os resultados colhidos pelos empreendedores são tema de estudos e apresentações de case, como o que o vinicultor gaúcho Rogério Valduga vem expor para empresários maringaenses no 1º Encontro Criativo organizado pelo ICI.

Valduga é proprietário da Vinícula Torcello, na cidade de Bento Gonçalves, e fez parte do grupo de empresários que se reuniu para transformar a vinicultura não só em símbolo regional, mas em uma rota de visitação que envolve todo o trade turístico (são 26 vinícolas e 43 empreendimentos de apoio como hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato, antiguidades e outros). Só em 2014, o Vale recebeu cerca de 290 mil turistas, a maior contagem desde que a Aprovale passou a registrar as visitas, em 2001.

“A principal mudança que aconteceu foi cultural, mudar os velhos hábitos da forma de trabalho e cultivo das videiras e elaboração dos vinhos para transformar todo o processo em uma atração da região”, explica Valduga. A apresentação será seguida de uma degustação de vinhos da Vinicola Torcello, com queijos da região como acompanhamento. O 1º Encontro Criativo será realizado no dia 16 de setembro, quarta-feira, no Espaço Jefferson Nogaroli, segundo andar no prédio da ACIM (Associação Comercial e Empresairal de Maringá).

O primeiro contato da equipe do ICI com a região do Vale dos Vinhedos aconteceu em abril, quando a comitiva composta por diretores e presidência visitou a Serra Gaúcha em missão empresarial promovida pelo Sebrae. Para o presidente do Instituto, Orlando Chiqueto, o que mais chamou a atenção na época foi o interrelacionamento das empresas que trabalham para criar um ecossistema empreendedor vigoroso na região. “É preciso ter uma estrutura, um comércio forte. As cidades são trabalhadas como destino o ano todo e todos os envolvidos sabem muito bem qual tarefa desempenhar”, completa Chiqueto.

Para Patrícia Santini, que coordenou a missão empresarial pelo Sebrae, o intercâmbio de experiências e informações é uma ação valiosa para empresários maringaenses. “O empresariado do Vale dos Vinhedos soube reverter uma dificuldade e transformá-la em principal ativo da economia local”, complementa. Para ela, um dos maiores exemplos que Valduga trará para Maringá é o de olhar para a própria realidade. “Eles trouxeram técnicas de fora, mas souberam aproveitar muito bem as condições [economicas, geográficas] que tinham. E Maringá tem muito potencial pra desenvolver nesse ponto”.

O Encontro Criativo é um projeto que tem a função de trazer diferentes cases de sucesso do país até Maringá, para que o empresariado local possa tomar conhecimento de modelos criativos e inovadores para os seus negócios, independente de seu segmento. Segundo o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando, tratar do Vale dos Vinhedos será a primeira experiência, que deve ter continuidade com diferentes temas. “Neste evento do dia 16, o ICI ainda aproveitará a oportunidade para apresentar a comunidade maringaense seu novo portal de notícias sobre Economia Criativa, projetos culturais apoiados e ações estratégicas para geração de valor para mercados ligados a criatividade e ao empreendedorismo cultural”, finaliza.
Serviço
1º Encontro Criativo – Case de sucesso Vale dos Vinhedos – RS
Palestra com Rogério Valduga, vinicultor e empresário
Degustação de queijos e vinhos (Vinícola Torcello)
Dia 16 de setembro, quarta-feira, 20h
Espaço Jefferson Nogarolli, 2º Andar, ACIM
Investimento: R$ 50 por pessoa

Mais informações: diretoria@institutoculturalinga.com.br ou (44) 3025-9595

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia da Unicesumar

Mais de 15 minicursos, palestras e concurso Chef Revelação temperam o evento acadêmico aberto à comunidade No embalo do movimento encabeçado pelo chef Alex Atala, que pede pela aprovação do

Notícias

Com o tema Amor e Paixão, Monja Coen realiza palestra no Vivaro Eventos

No dia 13 de junho, quarta-feira, às 19h, Monja Coen realiza sua primeira grande palestra em Maringá. A expectativa é atingir a lotação máxima do Vivaro Eventos, em Maringá, cerca

Notícias

Mostra Multicultural e Multidisciplinar promove formação artística e cultural

O objetivo é ministrar 12 oficinas gratuitas e atender 200 pessoas A COLETIVA é uma Mostra Multicultural e Multidisciplinar que surgiu da necessidade de criar-se um ambiente de convivência cultural,