Museus gratuitos para estudantes de artes

Museus gratuitos para estudantes de artes

Estudantes brasileiros matriculados em cursos de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda poderão ter o benefício da entrada gratuita nos museus e demais instituições museológicas do Sistema Brasileiro de Museus.

Essa é a proposta do ex-senador Inácio Arruda e da senadora Vanessa Grazziotin (AM), ambos do PCdoB, apresentada por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 49/2014, que pode ser votado na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (15/9), às 11h.

O projeto acrescenta artigo à Lei 11.904/2009, que criou o Estatuto dos Museus, para determinar que o “acesso às instituições museológicas participantes do Sistema Brasileiro de Museus é gratuito aos estudantes de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda”.

Os autores do projeto argumentam que os museus são “equipamentos culturais tradicionais” e “espaços privilegiados para a formação humanista”. O Brasil assegura, constitucionalmente, dizem os autores na justificativa do projeto, que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, o que leva à necessidade de facilitar o acesso aos museus.

“Assim sendo, é primordial que as instituições museológicas abram, prioritariamente, seus acervos aos estudantes das áreas de artes, particularmente a musical, a visual e a audiovisual, mas também aos acadêmicos de design e de moda. São esses os futuros mediadores do acesso à cultura comunicada pelos museus, seja como professores, seja como técnicos ou artistas”, afirmam Inácio e Vanessa Grazziotin na justificativa do projeto.

De acordo com eles, mais de 65% dos municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes ainda não possuem museus.

O PLS 49/2014 tramita em caráter terminativo na CE, onde recebeu voto favorável à aprovação do relator, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO). O relator também apresentou emenda determinando que a comprovação do direito à gratuidade será feita por meio de documento de matrícula em um dos cursos relacionados no projeto.

*Com informações do sitedo Senado Federal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Prefeitura estuda tombar obra de Poty Lazzarotto no Shopping Cidade Maringá

Administrado pela DCL Real Estate, o empreendimento segue a tendência de valorização da produção artística em imóveis comerciais A Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de

Nacional

Finalistas do Prêmio Shell de Teatro são anunciados

Com três indicações cada, as peças “Cabras — Cabeças que voam, cabeças que rolam” e “A tragédia Latino-americana” foram as mais lembradas entre os finalistas do 29º Prêmio Shell de

Notícias

“Florescerro” abre série de apresentações em Campo Mourão

Espetáculo do Grupo de Pesquisa Teatral AJNA foi um dos contemplados no Edital Viapar Cultural A maturidade da cena cultural de uma cidade depende diretamente da forma que artistas e plateia