Museus gratuitos para estudantes de artes

Museus gratuitos para estudantes de artes

Estudantes brasileiros matriculados em cursos de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda poderão ter o benefício da entrada gratuita nos museus e demais instituições museológicas do Sistema Brasileiro de Museus.

Essa é a proposta do ex-senador Inácio Arruda e da senadora Vanessa Grazziotin (AM), ambos do PCdoB, apresentada por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 49/2014, que pode ser votado na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (15/9), às 11h.

O projeto acrescenta artigo à Lei 11.904/2009, que criou o Estatuto dos Museus, para determinar que o “acesso às instituições museológicas participantes do Sistema Brasileiro de Museus é gratuito aos estudantes de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda”.

Os autores do projeto argumentam que os museus são “equipamentos culturais tradicionais” e “espaços privilegiados para a formação humanista”. O Brasil assegura, constitucionalmente, dizem os autores na justificativa do projeto, que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, o que leva à necessidade de facilitar o acesso aos museus.

“Assim sendo, é primordial que as instituições museológicas abram, prioritariamente, seus acervos aos estudantes das áreas de artes, particularmente a musical, a visual e a audiovisual, mas também aos acadêmicos de design e de moda. São esses os futuros mediadores do acesso à cultura comunicada pelos museus, seja como professores, seja como técnicos ou artistas”, afirmam Inácio e Vanessa Grazziotin na justificativa do projeto.

De acordo com eles, mais de 65% dos municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes ainda não possuem museus.

O PLS 49/2014 tramita em caráter terminativo na CE, onde recebeu voto favorável à aprovação do relator, o senador Donizeti Nogueira (PT-TO). O relator também apresentou emenda determinando que a comprovação do direito à gratuidade será feita por meio de documento de matrícula em um dos cursos relacionados no projeto.

*Com informações do sitedo Senado Federal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Artigo

Cultura e informação em tempos de crise

Se você é um gestor cultural, já sabe: a crise bateu à porta. Ou até, quem sabe, já entrou e ficou à vontade. Trouxe a mala, e você já viu

Notícias

Pesquisa mapeará cenário da educação musical no Brasil

Quais são as iniciativas que fomentam a educação musical no Brasil hoje? Responder a esta pergunta é o primeiro objetivo de um extenso mapeamento nacional que busca entender o cenário