Inscrições para Iberescena se encerram em 30 de setembro

Inscrições para Iberescena se encerram em 30 de setembro

A 9ª edição do programa selecionará projetos em três categorias: “Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos”; “Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas”; e “Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência”. O valor das premiações varia de 6 mil a 30 mil euros. O prazo de execução dos projetos aprovados será de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016.

Criado em novembro de 2006, o Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas – Iberescena – tem como base as decisões adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo referentes à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração das atividades de artes cênicas ibero-americanas.

Por meio de editais, Iberescena pretende promover os Estados membros e, por meio de ajudas financeiras, criar um espaço de integração para as Artes Cênicas. O fundo é, atualmente, integrado por 12 países, que financiam o programa pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib): Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Perú, Uruguai e Segib.

 

Conheça as categorias

A categoria “Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos” é voltada a redes, festivais, salas e espaços cênicos públicos ou privados de países integrantes para a programação de espetáculos, cuja prioridade seja mostrar propostas de circo, dança contemporânea e/ou criação atual e de teatro dos países membros.

A categoria “Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas” é destinada a entidades ou instituições públicas ou privadas, grupos e companhias de teatro, dança contemporânea e circo profissionais, cujas atividades contribuam para fortalecer os planos de cooperação e integração do programa. Podem se inscrever, pessoas físicas ou jurídicas (será considerado o país onde tenha a residência legal, no caso de pessoas físicas; e o domicílio fiscal, no caso de pessoas jurídicas).

A categoria “Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência” irá apoiar processos de residência em criação cênica, realizados por criadores dos países membros do Iberescena. Os selecionados não deverão utilizar o prêmio para financiar produções.

A inscrição deverá ser enviada até o dia 30 de setembro de 2015 junto com os formulários disponíveis na página eletrônica do programa, www.iberescena.org/pt.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Arte além da crise

Mônica Herculano para o Cultura e Mercado Apesar da Copa do Mundo, apesar das eleições, apesar da crise econômica que já se anunciava… o mercado de artes brasileiro teve uma surpreendente

Notícias

03/09 – Apresentação “O alegre choro do Paraná”

O projeto “O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense” – é um dos contemplados pelo VIAPAR Cultural 2015, realizado pelo Instituto Cultural Ingá em parceria com a

Notícias