O papel do marketing cinematográfico

Balanço de acompanhamento de mercado da Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgado nesta quinta-feira (20/8) indica que o público das salas brasileiras segue em trajetória de alta, somando 90,4 milhões de espectadores no 1º semestre – um crescimento de 12% na comparação com os seis primeiros meses de 2014.

A arrecadação das bilheterias aumentou 19,3% na comparação com o 1º semestre de 2014, alcançando R$ 1,22 bilhões com um total de 436 títulos exibidos. O paíse ganhou ainda 25 novos complexos cinematográficos este ano, totalizando 123 novas salas.

A Ancine atribui o crescimento da bilheteria em 2015 ao aumento da renda dos grandes lançamentos estrangeiros, que apresentaram crescimento de público de 19,9% em relação ao primeiro semestre de 2014. Dois blockbusters foram responsáveis, sozinhos, por quase 20 milhões de espectadores ou 24% da bilheteria de títulos estrangeiros no país: “Vingadores: A Era de Ultron” e “Velozes e Furiosos 7″. Emquanto isso, os filmes nacionais atraíram 7,4 milhões de pessoas no 1º semestre, o que corresponde a uma queda de 35,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos de arrecadação, a queda foi de 32,3%.

Leia a entrevista completa clicando aqui.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Paraná passa a registrar seu Patrimônio Cultural Imaterial

As manifestações que possuem relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade paranaense podem, a partir de agora, serem registradas como Patrimônio Cultural Imaterial. Nesta terça-feira (16),

Nacional

Pelos teatros independentes

Mônica Herculano para o Cultura e Mercado. Um mapeamento realizado recentemente em São Paulo identificou que há diferenças estruturais relevantes entre os teatros independentes e os demais (públicos, patrocinados e SESC).

Notícias

Lançado edital com foco no acervo interesse memorial para a cultura indígena brasileira

A Representação Regional Sul convida a todos(as) para participarem do lançamento do edital para seleção de projetos de pesquisa-ação com foco em acervo de interesse memorial para cultura indígena brasileira.