ICI participa de missão empresarial na Serra Gaúcha

ICI participa de missão empresarial na Serra Gaúcha

Visita técnica organizada pelo Sebrae teve o objetivo de conhecer a dinâmica que transformou a região em um polo turístico nacional

Na última semana de abril, o presidente do ICI Orlando Chiqueto e o diretor executivo Miguel Fernando participaram de uma missão empresarial organizada pelo Sebrae-PR que percorreu cinco cidades da Serra Gaúcha para conhecer o processo que transformou a região em destino de milhões de turistas todos os anos. O objetivo era de identificar quais fatores podem ser replicados no trade turístico e cultural da nossa cidade. Foram cerca de 15 visitas técnicas à instituições e centros de eventos, que comporam os quatro dias que estiveram em solo gaúcho.

As visitas técnicas se deram junto a ABRASEL Gramado (Associação de Bares, Restaurantes e Similares), Fábrica de Chocolates Lugano, Caza Wilfrido, Empório Canela, Núcleo de Pousadas de Canela, Pousada Blumenberg, ExpoGramado, GramaTour, Serra Park Centro de Convenções, Gramado e Canela Convention & Visitors Bureau, Agência Brocker, Hotel Casa da Montanha, Natal Luz, Osteria Della Colombina e no Spa do Vinho.

Para o presidente do Instituto, Orlando Chiqueto, o que mais chamou à atenção foi o interrelacionamento das empresas que trabalham para criar um ecossistema empreendedor vigoroso na região. “É preciso ter uma estrutura, um comércio forte. As cidades são trabalhadas como destino o ano todo e todos os envolvidos sabem muito bem qual tarefa desempenhar”, completa, lembrando que esse é o resultado de um processo iniciado há pelo menos, três décadas.

O melhor exemplo dessa organização talvez seja Gramado, cidade com aproximadamente 35 mil habitantes e 24 mil leitos disponíveis, que chega a receber 5 milhões de turistas por ano mesmo estando a duas horas de distância da capital do estado, Porto Alegre. De acordo com a coordenadora da missão, Patricia Santini, esse cenário, no entanto, só foi possível porque os diferentes setores interessados se mobilizaram e souberam se organizar. “Há em Gramado, acima de tudo, uma profissionalização muito grande de todo o processo. Toda instituição ou empresa sabe muito bem qual tarefa desempenhar e isso tudo acontece sem conflitar esse papel de cada um”, destaca.

Sobre as possíveis semelhanças entre as regiões, Chiqueto destaca a vocação de Maringá para receber visitantes. “Nosso comércio já está se atentando para os benefícios de saber receber quem escolhe a cidade e temos infra-estrutura para isso. Com um calendário de eventos robusto e um processo coordenado de tarefas, nós podemos desenvolver o setor turístico aos moldes do que vimos lá”. Opinião que Patricia complementa “É preciso que haja um querer. Se for um querer comum de todos os envolvidos, Maringá pode sim aprender muito com o turismo da Serra Gaúcha”, finaliza.

Miguel Fernando ressalta a importância da Cultura no processo de definição de um ponto turístico, “Os projetos culturais precisam ser compreendidos como produtos turísticos. Sob esse aspecto, Gramado saiu na frente, quando há trinta anos começou a trabalhar com o Natal Luz. Com esse princípio, a Cultura, acertamente, está no centro do ecossistema econômico daquela região. Além de projetos incentivados por meio de diferentes Leis, ainda pudemos comprovar muitos espetáculos independentes, que vivem somente de bilheteria. Sem dúvida, foi um grande aprendizado para nós, do ICI”.

Participaram desta Missão Empresarial além dos representantes do Instituto Cultural Ingá, membros da Rede de Turismo Regional (RETUR), SEBRAE, Técnicos da Comissão Pró-Centro de Convenções de Maringá, além de empresários do setor hoteleiro.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Formação

Ministério da Cultura e UFRGS promovem curso em administração pública da cultura

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), abre 800 vagas para a terceira turma do curso de extensão (EaD) em

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar!