ICI entrega consultoria técnica sobre a economia criativa em Piracicaba

ICI entrega consultoria técnica sobre a economia criativa em Piracicaba

Amparado nos resultados conquistados nos últimos anos em Maringá, o Instituto Cultural Ingá (ICI) foi convidado a realizar consultoria técnica em produção cultural para cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, com o objetivo de mapear e desenvolver o potencial da economia criativa na região. O programa, iniciado em dezembro de 2014, contou também com um diagnóstico do cenário piracicabano e um curso para a capacitação de produtores na realização de projetos para leis de incentivo à cultura.

Com um porte semelhante ao de Maringá e um setor industrial vigoroso, Piracicaba tem cerca de 298 mil habitante e, apesar de estar a apenas 164 km da capital, São Paulo, o diagnóstico apontou uma necessidade de capacitação especial para produtores e empresariado a respeito das leis federais de incentivo à cultura. “Percecebemos que lá havia uma inversão do que presenciamos aqui. Os produtores conheciam bem os mecanismos locais e regionais, mas precisavam de mais preparo para trabalhar com a Lei Rouanet”, comenta o vice-presidente do Instituto, Edson Pereira. O diagnóstico feito pelo ICI identificou um potencial de cerca de R$ 10 mi para utilização na lei de incentivo federal na região.

Para o diretor executivo, Miguel Fernando, esse intercâmbio de experiências prova que o trabalho desenvolvido junto à classe artística e empresarial de Maringá é um exemplo para outras cidades do país. “Estamos se aproveitando da estratégia do associativismo, gerando sinergia entre os envolvidos tendo como foco a credibilidade. De nada adianta capacitar o mercado cultural se o setor empresarial, que são os potenciais financiadores dos projetos, não tem segurança de que as propostas atingiram as expectativas. Por isso, fundamental o envolvimento mais participativo de entidades da classe empresarial neste processo”, completa. Além de Miguel Fernando, participou das etapas da consultoria em Piracicaba o vice-presidente para assuntos de fomento e incentivo, Marcelo Seixas.

Assim como Maringá, Piracicaba se prepara para fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, e o trabalho desenvolvido pelo ICI cumpre etapas importantes para esse processo, como o diagnóstico e a capacitação dos produtores. “Essas iniciativas fazem parte de uma lista de 10 itens pedidos durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura e o próximo passo é a criação do Plano Municipal de Cultura”, informou a secretária da Ação Cultural de Piracicaba, Rosângela Camolese.

O encerramento oficial do programa foi feito com a apresentação do Captarte Piracicaba, plataforma de captação de recursos junto à iniciativa privada para projetos culturais que reunirá patrocinadores, agentes públicos e produtores locais. O site será administrada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), que vai ficar responsável pela captação de recursos junto aos empresários para o desenvolvimento de projetos culturais da cidade. “A parceria com a Acipi traz um potencial de recursos gigantesco para o Captarte Piracicaba, pois somente dentro da associação são mais de 4.300 empresas, e uma parcela significativa poderá patrocinar os projetos culturais”, afirmou Miguel Fernando.

Além da atuação no interior de São Paulo, a equipe técnica do ICI também desenvolve trabalho semelhante no interior de Goiás, na cidade de Rio Verde, onde a consultoria teve início no último mês.

Tem interesse de aumentar o poder de captar de recursos por meio de incentivos fiscais para a Cultura de seu município? Entre em contato com a equipe do Instituto Cultural Ingá:

diretoria@institutoculturalinga.com.br / (44) 3025-9595

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Formação

3ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá abre inscrições

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para participar da 3ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá – MOTEM, que ocorrerá entre os dias 9 e 16 de setembro. 

Local

Estão abertas as inscrições para o 2º edital do PROFICE

A Secretaria de Estado da Cultura informa que as inscrições para o 2º edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) iniciam às 8h do dia 10

Formação

Curso de especialização em gestão e políticas culturais

Até 27 de março de 2017 estarão abertas as inscrições para a nona turma do curso de especialização em gestão e políticas culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com

0 comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comentar!