Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia da Unicesumar
31 de agosto de 2015 1662 Visualizações

Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia da Unicesumar

Mais de 15 minicursos, palestras e concurso Chef Revelação temperam o evento acadêmico aberto à comunidade

No embalo do movimento encabeçado pelo chef Alex Atala, que pede pela aprovação do projeto de lei que visa reconhecer oficialmente a Gastronomia Brasileira como manifestação cultural, a Semana de Gastronomia da Unicesumar apresenta de 2 a 4 de setembro todo o tempero da culinária de um país tropical.

Com o tema “Eu como Cultura. Gastronomia é cultura que se come”, os mais variados sabores e ingredientes serão explorados no evento, que neste ano, contará com grandes chefs de cozinha do cenário nacional como Flavio Federico, Guga Rocha, Bárbara Verzola e Pablo Pavon, que trarão palestras voltadas à brasilidade da culinária. Ainda farão parte da programação os chefs locais Eduardo Pinheiro, Rodolfo Pedroso, entre outros, que apresentarão minicursos especiais abertos à população.

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Janaina Oliveira de Azevedo Leal, o objetivo da mostra é valorizar o ideal da gastronomia genuinamente brasileira, reforçando o processo de conhecimento entre academia e mercado. “A gastronomia brasileira é trabalhada na matriz curricular do curso, o que confere aos alunos propriedade sobre o tema. Ao encararem desde as primeiras etapas da formação esta consciência sobre a variedade da culinária do país, nossos estudantes serão, no futuro, profissionais gabaritados para acompanharem a nova tendência do mercado: da valorização e resgate dos ingredientes e receitas locais”, complementa Janaina.

O diferencial vindo desta preparação acadêmica, que inclui não apenas o trato das grandes e clássicas receitas da culinária mundial, mas a adaptação do elemento cultural como principal ingrediente de um prato, faz do evento uma rica experiência para os estudantes e também participantes. “O contato dos acadêmicos com grandes nomes que carregam a bandeira brasileira em suas profissões é, além de inspirador, uma vivência marcante. É enriquecedor estar próximo a pessoas que possuem esta paixão pela cultura gastronômica de nosso país de modo a resgatar, preservar e levar ao mundo o valor de nossas raízes. Os participantes também ganham muito em conhecimento, pois a variedade brasileira é encantadoramente saborosa”, destaca a coordenadora.

A programação da semana é variada. Serão trabalhadas, em minicursos, receitas da gastronomia italiana, japonesa, molecular aplicada a sorvetes, culinária light, comida à base de tofu, queijos e carnes, além de bebidas como cervejas e cachaça.

Ainda faz parte das atividades, o concurso Chef Revelação Unicesumar “Da minha terra: minha cultura e meu prato”, que contará com as categorias estudante de gastronomia e profissionais da área. As inscrições são gratuitas e poderão participar estudantes de gastronomia matriculados em instituição de ensino superior e profissionais vinculados a um estabelecimento de alimentação. Eles desenvolverão em duplas, receitas para concorrer ao prêmio revelação.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Que tal despertar seu lado criativo?

Workshop que será realizado nos dias 19 e 20 de março vai ensinar a encontrar e potencializar a criatividade individual. Faça sua inscrição aqui. Foi usando a criatividade que homens

Notícias

Festival leva mágica para hospitais de Maringá

Apresentações, que serão no Hospital do Câncer e na Santa Casa de Maringá, fazem parte da democratização do acesso à Cultura promovido pelo Magias do Ingá: Festival Nacional de Ilusionismo

Notícias

Festival internacional traz cursos de teatro, música e dança

O evento será realizado em comemoração dos 15 anos da Escola de Dança Elizabet Moro, e trará a Maringá estrelas de renome internacional A escola foi inaugurada em 2001, dando