18/09 – Apresentação “O alegre choro do Paraná”

18/09 – Apresentação “O alegre choro do Paraná”

O projeto “O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense” – é um dos contemplados pelo VIAPAR Cultural 2015, realizado pelo Instituto Cultural Ingá em parceria com a Viapar

Depois de Campo Mourão, chegou a hora de Maringá receber um espetáculo contemplado pelo VIAPAR Cultural 2015. Trata-se do “O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense”, a ser realizado na quinta-feira (13), no Teatro Municipal, às 20 horas, com entrada gratuita. A apresentação do “Grupo Acordes e Encontros”, será ao som do cavaco, pandeiro, violão sete cordas e flauta transversal.

Goioerê e Cascavel também estão neste roteiro cultural, que tem como público alvo estudantes de escolas públicas e universidades. O repertório, segundo o diretor geral do projeto, Francisco Pinheiro, faz um resgate histórico de vários compositores paranaenses, em especial de Curitiba e Campo Mourão. “O estilo musical choro não é midiático, porém é de origem nacional, nascido no final do século XIX, e de grande importância na história do Brasil”, destacou. “Projetos como este da VIAPAR tem ajudado a difundir esta vertente musical. Só temos que agradecer a concessionária por acreditar em nosso trabalho”.

O “Grupo Acordes e Encontros” é composto por Antônio Oliveira, Pedro dos Santos, Wesley Ribeiro (Barsa) e Willian Versori. Importante lembrar que, neste ano, o VIAPAR Cultural distribuiu R$ 230 mil para seis iniciativas ligadas à música, teatro e dança. Cinco das seis ideias selecionadas são de Maringá e uma de Campo Mourão. Além das cidades de origem,  os projetos culturais vão contemplar moradores de: Nova Esperança, Mandaguaçu, Alto Paraná, Sarandi, Jandaia do Sul, Marialva e Arapongas.

Ao todo, são mais de 60 espetáculos levados de forma gratuita, principalmente à população mais carente, explica o assessor de comunicação da VIAPAR, Marcelo Bulgarelli. “O choro é a representação máxima da música popular brasileira e nós da VIAPAR ficamos felizes em ajudar a popularizar esse estilo”, destacou, lembrando que a concessionária tem como parceiro o Instituto Cultural Ingá,responsável pela gestão e execução do VIAPAR Cultural.

SERVIÇO – Os convites para o O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense podem ser retirados antecipadamente na Unicesumar, polo Campo Mourão – mais informações no telefone (44) 3529-2117. O Teatro Municipal de Campo Mourão fica na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 684.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Mais de 40 mil pessoas visitaram a 3ª FLIM

A 3ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), realizada entre os dias 13 e 18 de setembro, movimentou a cidade alcançando um público de aproximadamente 8 mil visitantes por dia.

Local

Em nota, Instituto Cultural Ingá lamenta morte de Adilson Emir Santos, ex-presidente da ACIM

“Em 2010, por meio do incentivo do prefeito daquele ano, Silvio Barros, foi solicitado a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) a formalização de um instituto que fomentasse ações

Local

Coletivo Kókir é selecionado para o Prêmio seLecT

Premiação valoriza iniciativas inovadoras e experimentais que favoreçam diálogos e vínculos entre arte e educação. Serão concedidos dois prêmios para projetos realizados em todo o território nacional. Projeto maringaense está